quarta-feira, 15 de maio de 2013

COMO FAZER LETRAS PEGANDO FOGO NO PHOTOSHOP 7.0

1- Clique em ARQUIVO – NOVO e coloque as configurações conforme abaixo:

2- Selecione a Ferramenta LATA DE TINTA E pinte de preto.
Com a Ferramenta TEXTO HORIZONTAL digite um Texto na cor branca. Fonte Arial - 100 pts


3- Clique em IMAGEM – GIRAR TELA DE PINTURA – 90º ANTI-HORÁRIO

4- Clique em FILTROS – ESTILIZAÇÃO – VENTO
O programa pergunta se quer transformar o texto em Bitmap clique em OK

5- Repita esta operação 3 vezes (Filtro – Estilização – Vento)
Até o texto ficar assim:



6- Clique agora em IMAGEM –GIRAR TELA DE PINTURA – 90º HORÁRIO

7- Clique em FILTRO – DESFOQUE – DESFOQUE GAUSSIANO
Com a camada do texto selecionada clique em CAMADA – MESCLAR CAMADAS VISÍVEIS.

8- Clique em IMAGEM – AJUSTES – MATIZ/SATURAÇÃO , marque 1º a opção= Colorir e coloque as seguintes configurações: Matiz= 23 Saturação= 92 Luminosidade= 0


9- Tecle Ctrl+J para duplicar a camada.
Novamente, clique em IMAGEM – AJUSTES – MATIZ/SATURAÇÃO , marque a opção= Colorir e coloque as configurações: Matiz= 0 Saturação= 62 Luminosidade= 0



10- Tecle Crtl+J para novamente duplicar a camada- a 3ª e última vez. Novamente clique em IMAGEM – AJUSTES – MATIZ/SATURAÇÃO, marque a opção colorir e coloque agora as configurações Matiz= 58 Saturação= 70 Luminosidade= 0


11- Agora ficamos com 3 CAMADAS DE CORES DIFERENTES, conforme abaixo:

12- Clique em cima da Camada 1 (do meio)
Mude a situação de NORMAL para SUPEREXPOSIÇÃO DE CORES e a OPACIDADE DIMINUA para 20%
Na Camada 1 cópia (de cima) mude a situação de NORMAL para SOBREPOR e a OPACIDADE diminua para 60%


13- Clique em FILTRO – DISSOLVER .
Vamos usar a ferramenta DISTORCER (letra W) a Ferramenta ENRUGAR (letra P) e a Ferramenta INCHAR (letra B)
(As 2 últimas ferramentas 5ª e 6ª são usadas para emagrecer ou engordar)
Usaremos a 1ª ferramenta a 5ª e 6ª ferramenta. Segure o mouse e passe as três ferramentas individualmente sobre as chamas para dar uma impressão de movimento. Não passe muito
em cima do texto para não deformá-lo. Isto deverá ser feito nas 3 CAMADAS.
Veja como deverá ficar as chamas depois de modificada.

14-Na camada Plano de Fundo, com a Ferramenta TEXTO HORIZONTAL, escreva novamente o texto escolhendo agora a cor PRETA.
Clique em CAMADA - ADICIONAR MÁSCARA DE CAMADA - REVELAR TODAS, para adicionar uma máscara no texto.


15- Finalizando com a FERRAMENTA DEGRADÊ – trace uma reta de cima para baixo, conforme mostrado na figura. Veja as configurações abaixo.


16- MONTAGEM CONCLUÍDA

SE GOSTOU DO TUTORIAL PARTICIPE DO BLOG COMO SEGUIDOR

55 comentários:

  1. Muito legal esse efeito, achava que era super complicado valeu pela dica tó sempre acompanhado o blog PERFEITO !!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa achei seu blogger e ja o coloquei em meus favoritos ele eh tudo e mais um pouco de bom eh muito facil se conseguir fazer as coisas pois suas explicações são muito claras...Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Marco Antonio por mais essa aula.
    Deus te abençoe e não demore,fico na espera com ansiedade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Mércia
    Valeu pela mensagem.
    Ah! Este incentivo de me chamar de prof. tenho recebido algumas mensagens me titularizando como tal e tenho respondido que sou um aprendiz como todos, mas sempre procurando aperfeiçoar.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Adorei esse efeito, seu blog tá de Parabéns !

    ResponderExcluir
  6. depois que vi seu blog aprendi varias coisas so um tenho muita dificuldade como salvar para revelar, quero colocar 2 fotos juntas para revelar mas tb quero que a imgem fique boa me ajude .

    ResponderExcluir
  7. Para salvar o trabalho a fim de imprimir, clique em ARQUIVO - SALVAR COMO e escolha o formato JPEG.
    Caso queira salvar uma cópia para futura modificações no Photoshop escolha o formato PSD.
    Depois de salvar em JPEG não tem mais como mudar alguma coisa no Photoshop.
    Para impirmir pode usar o VISUALIZADOR DE IMAGENS E FAX DO WINDOWS (todo computador tem)

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Marco muito bom seu blog eu so goataria de saber se tem como vc explicar como fazer uma mascara para fazer calendario, desde ja agradeço

    ResponderExcluir
  9. Ana Carolina,
    Não entendi direito a pergunta. No título Máscaras Digitais Sininho, as duas primeiras são calendários. Será assim que quer?

    ResponderExcluir
  10. olá gostaria de saber como faço para sobrepor fotos em um fundo co outra foto, uma montagem, mas não consigo fazer. obrigada vc trabalha mt bem

    ResponderExcluir
  11. Boa Tarde, Marco Antonio é isso mesmo que eu queria, que vc ensinasse se possível a fazer calendário é que eu quero fazer com outros personagens.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. Sobrepor fotos em um fundo?
    Sinto muito, mas não consegui entender a pergunta.

    ResponderExcluir
  13. Ana Carolina,
    Para explicar melhor terá que passar seu e-mail.
    Aqui não tem espaço para isto.

    ResponderExcluir
  14. Tudo bem Marco meu email e sunshine98_br@yahoo.com

    Obrigada pela atençao

    ResponderExcluir
  15. olá seu marcos!!! eu me chamo erick e tenho 16 anos e queria saber,como é que eu faço bordas em uma foto?

    obrigado desde ja

    ResponderExcluir
  16. OLá Erick,
    Tem várias maneiras de fazer bordas na foto.
    Vou tentar aqui mostrar 1 opção, embora sem imagens fique um pouco mais dificil

    - Clique em ARQUIVO - ABRIR e escolha a foto
    -Dê dois cliques na camada da foto para desbloquear
    - Coloque o cursor na borda da foto e arraste para o lado. Faça isto no lado horizontal e na parte de baixo da foto
    - A foto vai ficar como se estivesse no meio de um fundo azul claro.
    -Selecione a ferramenta CORTE DEMARCADO (letra C) e com ela contorne toda a foto. Vai ficar uma seleção em volta da foto.
    - Clique nos quadradinhos que aparecem em volta da foto e arraste para fora em torno de 0,5 (meio)centimetro.Faça isto nos 4 lados.
    - Agora clique ENTER.
    - Para finalizar, selecione a LATA DE TINTA, escolha a cor que quer e com ela clique nas bordas que ficaram na foto.

    ResponderExcluir
  17. muito obrigado!!!estou muito grato por este tutorial!!!!

    era isso que eu queria saber obrigado

    ResponderExcluir
  18. Ola Marco Antonio , seu blog é muito bom,o melhor que até agora eu vi net , nesta parte de ensinar usar o photoshop, só que estou com um plobleminha , não estou conseguindo baixar e instalar o phothoshop cs3 , poderia me ajudar
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  19. Vanessa,
    O que posso fazer é relacionar alguns sites que encontrei na internet, e que tem o Photoshop Portable CS3 para download.
    http://www.baixebr.org/softwares/imagens/portable-adobe-photoshop-cs3-portugues-65mb/

    http://www.linkagratis.net/adobe-photoshop-cs3-portable-portugues-65mb/

    http://www.superdownload.us/2007/10/11/photoshop-cs3-portable-pedido.html

    http://www.baixebr.org/?p=1414

    http://www.baixarbr.net/2008/06/adobe-photoshop-cs3-portable-pt-br.html

    Embora dizem que não é instalado, recomendo CRIAR UM PONTO DE RESTAURAÇÃO antes da instalação.
    Abr.

    ResponderExcluir
  20. cara que legal
    vou vaser um logo tipo da minha banda
    papo quente valeu....

    ResponderExcluir
  21. Bial,
    Acho que a idéia é ótima.
    Na parte do Filtro, procure deixar as chamas das letras, com tamanhos diferentes,ou seja duas altas e duas baixas. Fica mais real.

    ResponderExcluir
  22. Sempre acesso o seu blog...
    E d + valeu pelas dicas... Foi atravez desse blog que aprendi a usar o phtoshop....

    Obrigado e vou te fazer um pedido se vc poder colocar mais dicas e agradeço..

    Um abração pra vc e sua familia...

    ResponderExcluir
  23. OI vc tem alguma dica do Corel draw 12
    Se vc tiver me diga...ou indique um site ou blog

    Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Oi Luciano,
    Infelizmente não tenho nenhuma dica, e não conheço nenhum site para Corel Draw. Já usei este programa,mas faz tempo que não uso.
    No Orkut tem várias comunidades do Corel Draw, alguns tem até tutoriais. Nas comunidades com certeza devem indicar sites.

    ResponderExcluir
  25. como consigo fazer esse mesmo efeito com photoshop 6.0??????

    ResponderExcluir
  26. eu tentei seguir esse passo usando o photoshop 6.0 só q não estava dandos as cores de matriz/saturação o q pode q deu errado???

    ResponderExcluir
  27. Luis Carlos,
    Não cheguei a usar o 6.0, mas acredito que em qualquer versão a Matiz/Saturação deve funcionar tudo igual. Pode ser que tenha deixado de marcar a opção COLORIR no quadro da Matiz/Saturação.

    ResponderExcluir
  28. era este o problema mesmo agora deu certo, mais não fico tão quanto o seu!!!
    agora só falta praticar!
    valeu vc explicou direitinho!
    valeu brigado

    ResponderExcluir
  29. OI....SOU JESSICA,OLHA JA SEI FAZERMUIASCOISASNO PHOTOSHOP,MAS TENTEI FAZER ESSE EFEITO,MAS NA HORA DE DISSOLVER NAO ESTA DANDO...ELE NAO DISSOLVE...VC POSDE ME DIZEROQUE ESTOU FAZENDO DE ERRADO?
    VALEW

    ResponderExcluir
  30. Jéssica,
    Selecione a 1ª camada, clicar em FILTRO > DISSOLVER,faça primeiro a opção DISTORCER (letra W). Esta opção é a que mais destaca o fogo. Verifique a direita o tamanho do pincel e a pressão. Comece com o nº 30 do pincel e 50 para pressão. Aumente o tamanho do pincel e faça alguns testes para ver o resultado.
    Para fazer o Distorcer clica, em cima da letra, segure o mouse e vai arrastanto para cima.
    Nos outros dois efeitos vc vai clicando várias vezes no mesmo lugar. O efeito é enrugar ou inchar. Seria um efeito de fazer um magro ficar gordo e vice versa. Estas opções são mais para melhorar o aspecto do fogo. Caso não consiga passe para os outros itens e veja o resultado.

    ResponderExcluir
  31. olá gostei muito do seu site, gostaria de aprender a fazer outros efeitos em letras e queria aprender a fazer capas de cds. Adorei esse tutorial
    vc esta de parabéns.

    ResponderExcluir
  32. como posso baixar um programa de photo shop de confiança pk não conheço muitos links

    ResponderExcluir
  33. oi, marcos me chamo marila e adorei suas dicas está mim ajudando mt. obrigada por sua atençao

    ResponderExcluir
  34. Olá Marila!
    Valeu pela mensagem. Continue acessando o blog.

    ResponderExcluir
  35. sou o rafael
    mano estou acessando ele agora e jah achei muito maneiro....quero saber se todos esses eskemas da pra fazer no cs3 e como faço pra colocar as mascaras no programa?

    ResponderExcluir
  36. Ola Rafael.
    Quase todas montagens eu faço mo CS3 Portatil, pois também uso ainda o 7.0.
    Só não entendi sua pergunta sobre máscaras.
    Abs

    ResponderExcluir
  37. Oi Marcos amei tei blog parabéns vc pode me ensinar a fazer rotulos para refrigerante mini pois não sei colocar as medidas para fazer preciso muito para o aniver ma minha filha em setembro 2011 o tema patati patata pode me ajudar?
    meu e-mail marcia.marcita@uol.com.br

    ResponderExcluir
  38. Márcia,
    Não conheço estes rótulos para refrigerante mini, mas para fazer no tamanho que deseja, clique iniciamente em ARQUIVO > NOVO , altere as medidas para centímetros e digite o tamanho que deseja.
    Abs

    ResponderExcluir
  39. queria umas dicas para fazer um convite de formatura

    ResponderExcluir
  40. Ao anônimo,
    Para convite de formatura, uma boa dica é fazer no programa do Word. É um programa simples de usar e os convites ficam muito bons.
    Abs

    ResponderExcluir
  41. O meu ohitshop nao tem o filtro dissolver.
    Oque eu faço?

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Marcos...sempre parabenizando vc pelo seus trabalhos e pq aprendi muito com vc...mas hj minha duvida é a seguinte...
    SEi clocar marca d'agua em fotos mas tem algum jeito de tirar,pq ganhei uma foto com marca d'agua e queria saber se tem como tirar isto da foto?
    Eu me lembro q ja fiz alguma coisa parecida mas nao me lembro mais como fiz,por isso to pedindo SOCORRO!!!

    ResponderExcluir
  43. Ao anônimo,
    Não é mto fácil retirar a marca d'àgua, mas se aumentar bastante o zoom e usar a ferramenta PINCEL DE RECUPERAÇÃO, a FERRAMENTA CORREÇÃO e a FERRAMENTA CARIMBO é possível deixar a foto sem a marca d'àgua.
    Agradeço pela mensagem de incentivo, porém como já deve ter visto estou removendo quase todos tutoriais. É bastante desanimador ver vários Blogs cópiando tudo que fazemos, nem as imagens usadas são substituídas.

    ResponderExcluir
  44. Eu percebi sim q sumiram seus tutoriais,,,é uma pena q pessoas sem criatividade e capacidade façam isto,mas quem sabe vc nao consegui criar algo onde vc possa controlar tudo,uma comunidade ou algo assim e q nao fique aberto ao publico,pq vai ser uma grande perda p/ nós...
    Tenho seu blog na minha barra de favoritos a mais de ano...MAS seja qual for sua decisao BOA SORTE!!!

    ResponderExcluir
  45. [AJUDA] quando eu chego nessa parte 8- Clique em IMAGEM – AJUSTES – MATIZ/SATURAÇÃO , marque 1º a opção= Colorir e coloque as seguintes configurações: Matiz= 23 Saturação= 92 Luminosidade= 0

    na hora não da para clika na opção MATIZ/SATURAÇÃO AJUDA AE --'

    ResponderExcluir
  46. Ola MArco parabens pelo site, Mas estou com uma duvida cruel gostaria de aprender a fazer esse efeito fogo ja com uma imagem de fundo com figuras e tal como posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  47. Marcos como que faço para conversa com você acho que você tem umas ideia muito maneiro e o que eu preciso é para umas letras e estava pensando nessa do fogo ou alguma outra de sugestão ^^

    Se possível aguardo contato.

    ResponderExcluir
  48. Marcos,

    Onde estão os passo a passo dos convites de aniversários?! Socorro.

    ResponderExcluir
  49. Aprendi muita coisa com seus tutoriais. Na minha opinião não existe outro blog que passe de forma tão simples, como se trabalhar com algumas ferramentas do photoshop. É uma pena que vc precisou retirar. Se eu te enviar meu e-mail, vc me envia o passo a passo dos convites de aniversário?

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eliane,
      Eu também senti ter que retirar quase tudo do blog. Infelizmente já não estava mais aquentando a cara de pau de alguns blogs que copiavam tudo, mas tudo mesmo e ainda por cima acrescentavam seus nomes como sendo trabalho deles. Não eram capazes de substituir pelo o menos as imagens. Isto porque, não sabiam como fazer. Outro detalhe se intitulavam professores de informática.
      Cheguei a escrever para um blog copista, que ainda contestou que o que está na internet era público. Então para não aborrecer mais, resolvi que o melhor seria parar com o blog.
      Envia seu e-mail que repasso para vc.

      Excluir
  50. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia, Marco

    Meu nome é flávia, sou fã do seu blog a um tempo, e adorava o seu passo a passo sobre convite de aniversário, e percebi que foi retirado do blog, gostaria de saber se tem como você me enviar por e-mail o passo a passo dos convites de aniversários.

    Abraços

    ResponderExcluir
  52. Boa Noite, Marco
    Meu nome é Cláudia, e sou fã do seu blog... Percebi que vc retirou algumas coisas do blog, fiquei muito triste com isso... pois as suas dicas ajudava muito.
    Marco, preciso de um passo a passo que vc ensinava no seu blog, de como escrever nome com desenho, ou alguma coisa parecida. Lembro que uma vez, vc colocou no blog, escrevendo nome com o desenho da sininho... vc tinha até algumas máscaras da sininho... Será que vc poderia me enviar novamente esse passo a passo, e também um passo a passo que tinha, que vc colocou uma criança numa gaiola... Por favor, aguardo retorno... Se possível pode enviar no meu e-mail, estou precisando muito desses passos, pois quando vi no seu blog eu adorei, só que esqueci como faz.
    Meu e-mail é: cacau_oluap@hotmail.com
    Obrigada,
    Cláudia.

    ResponderExcluir